Rapidinha: Harry Potter e o Enigma do Príncipe  

Postado por Kitsune

Ontem pude assistir ao sexto filme da série Harry Potter. Desta vez, não vou me extender muito, e não avaliarei como adaptação, já que li o livro faz alguns anos.

Certamente HP VI já é ampla e negativamente criticado pela produção e diversos fatores comuns nos filmes anteriores. O que percebi é que, indo além, este não tem alma.

Em e a Pedra Filosofal, temos toda uma introdução ao mundo da magia. Quadribol, bruxos vs. trouxas, sangues ruins, e a própria magia. No e a Câmara Secreta, percebemos que o vilão, Voldemort, não é tão fraco assim. Ele possui todo um background, intrínseco ao de Harry e ao mundo mágico. No terceiro longa, surge Sirius Black, o padrinho; o mapa do maroto, Snape 'bonzinho' e pá. Mais background. Harry evolui. Em e o Cálice de Fogo, os primeiros traços de amadurecimento do rapaz. Torneio Tribruxo, a trama é interessante por Harry ser um escolhido 'extra', e no final descobrimos o porquê disso. Reaparecimento de Voldemort, vários Avada Kedavra, morre Cedrico. No e a Ordem da Fênix, temos a formação do grupo homônimo. O conflito entre quem acredita em Harry e quem acha que ele está louco. A Armada de Dumbledore. Bastante ação. Morre o Sirius...
Mas e no sexto filme? O que ele tem de realmente importante (não vale dizer a morte de Dumbledore - ele só morre no final)? Se seguisse como seguiu o livro, poderíamos citar Princípe Mestiço = Snape. Entretanto, a importância dada a isto é muito pouca.

O que sobra é simplesmente um romance adolescente. A maior parte do filme é dedicada às relações do trio principal. E até nisso, eu acho muitos puderam observar, houve uma superficialidade difícil de repetir. Que não repitam, por favor.

Outra coisa broxante, que já tinham feito no quarto (e parcialmente no terceiro) é a pressa com que cada cena é passada. Não há fortes conexões entre uma e outra, é tudo deixado a cargo de quem pagou o ingresso. Cabe a quem assiste presumir as partes que não apareceram. Tudo bem uma vez ou outra, mas, durante toda a extensão...

Quando fazem um filme que deve ser presumido e digerido em mais de 50% de sua totalidade, ou estão te oferecendo Dersu Uzala, ou estão te oferecendo lixo. Em qual HP VI se encaixa?
Melhores esperanças para HP VII, já que será dividido em duas partes. Por que não pensaram nisso antes?

This entry was posted on quarta-feira, julho 29, 2009 and is filed under , , . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

1 comentários

Porra, o filme sendo vendido como mó macabro e dark, e é romancezinho teen! Já vi isso acontecer recentemente... coff coff crepúsculo coff coff...

que merda heim!
nunca gostei de HP não vai ser agora que vou gostar pelo jeito!